Desembargador Theodureto de Almeida Camargo Neto recebe homenagens de colegas antes da aposentadoria
Mais de 40 anos dedicados à Magistratura.
Diversas homenagens ao desembargador Theodureto de Almeida Camargo Neto foram feitas, hoje (24), em sessão da 8ª Câmara de Direito Privado do Tribunal de Justiça de São Paulo, marcando o fim de uma carreira de mais de 40 anos no Judiciário paulista. O presidente do TJSP, desembargador Francisco Eduardo Loureiro, conduziu os trabalhos.
Para Francisco Loureiro, Theodureto Camargo sempre foi um magistrado exemplar. “Uma pessoa de trato cortês e que ouve as opiniões contrárias, tendo a grande virtude da escuta. Um grande juiz, com senso de empatia e de humanidade. Você deixa amigos e admiradores, nós ficamos tristes com a sua saída, mas compreendemos. Receba o meu abraço, minha admiração e a minha homenagem”, declarou o presidente.
O presidente da Seção de Direito Privado, desembargador Roberto Nussinkis Mac Cracken, salientou a excelência da atividade jurídica do colega. “Como magistrado, produziu decisões de extrema qualidade e com profunda competência. Você é espetacular. Desejo tudo bom!.” Para a presidente da Seção de Direito Público, desembargadora Luciana Almeida Prado Bresciani, Theodureto Camargo é o retrato do bom juiz. “Queríamos até que julgasse as nossas causas pessoais, se as tivéssemos, porque julgaria com cuidado e compaixão. Seu nome está gravado na história do Palácio da Justiça”, observou. Já o presidente da Seção de Direito Criminal, desembargador Roberto Solimene, lembrou dos tempos de faculdade, quando estudaram juntos. “Convivi com o Theodureto na universidade e ele não mudou absolutamente nada, ficou até melhor. Como colega, foi maravilhoso. Essa cerimônia é carregada de muita emoção e de muitas homenagens merecidas. As saídas de colegas são como desmanches e hoje perdemos um pedaço de nós muito grande”, afirmou.
O desembargador também recebeu as homenagens dos colegas da 8ª Câmara de Direito Privado. O presidente do colegiado, desembargador Luiz Fernando Salles Rossi, elencou as virtudes de Theodureto Camargo. “Sou testemunha viva de que você honrou a Magistratura exemplarmente, devido a sua honestidade, integridade e competência. Tenho carinho, admiração e amor pela sua companhia.”
Os demais integrantes da câmara também teceram elogios ao colega. “Perdemos no aspecto profissional um dos maiores juízes que conheci. Uma pessoa verdadeiramente íntegra”, afirmou o desembargador Pedro de Alcântara da Silva Leme Filho. “Quero agradecer por sua gentileza, urbanidade e por tudo que aprendi com você”, expressou o desembargador João Batista Silvério da Silva. “Por onde passou, foi adorado por todos pela educação e conhecimento jurídico”, lembrou a desembargadora Clara Maria Araújo Xavier. O juiz substituto em 2º Grau Benedito Antonio Okuno ressaltou uma das maiores virtudes do colega. “Tem uma tranquilidade espantosa ao pergir e respeita a visão de outros desembargadores. Foi uma inspiração para mim”, agradeceu. Por sua vez, o juiz substituto em 2º Grau Ronnie Herbert Barros Soares citou o “privilégio e prazer em conviver com o Theodureto, uma pessoa que nos fará muita falta”.
O filho do desembargador, André Camargo, parabenizou o pai e classificou a ocasião como especial, após anos de dedicação ao TJSP. “Obrigado por ser nosso maior exemplo. Agora você terá tempo para jogar seu tênis e curtir seus netos. Parabéns por essa conquista”, disse. Em nome dos servidores do gabinete do desembargador, a assistente jurídica Erika Menezes entregou uma placa comemorativa a Theodureto de Almeida Camargo Neto e agradeceu os anos de trabalho e convivência. “A equipe é muito unida graças a sua postura. Sentiremos muito a sua falta.”
O desembargador Alcides Leopoldo e Silva Júnior, da 4ª Câmara de Direito Privado, ressaltou a qualidade das decisões do amigo, “tão bem fundamentadas, que ainda serão modelo por muitas décadas”. Já a juíza substituta em 2º Grau Mônica Rodrigues Dias de Carvalho, da 1ª Câmara de Direito Privado, agradeceu o aprendizado com Theodureto Camargo, “com seus votos, muito bem fundamentados, e de extrema elegância ao pergir.” Por fim, a procuradora de Justiça Vilma Hayek celebrou a trajetória do desembargador. “Em todos os lugares pelos quais passou, você foi uma unanimidade”, apontou.
Encerrando a sessão, Theodureto de Almeida Camargo Neto relembrou em discurso os 40 anos de atividade jurisdicional, dos quais 14 como desembargador. “Anos muito felizes e de muito trabalho. Fui muito feliz na carreira, graças, sobretudo, aos colegas com os quais trabalhei e que muito me ensinaram. Já poderia estar aposentado há alguns anos e só permaneci porque sempre gostei do que fazia”, declarou.
Também prestigiaram a sessão os integrantes do Conselho Superior da Magistratura, desembargadores Luís Francisco Aguilar Cortez (vice-presidente) e Silvia Rocha (corregedora-geral da Justiça); o presidente do Instituto dos Advogados de São Paulo (Iasp), Diogo Leonardo Machado de Melo; o ex-presidente da Associação dos Advogados de São Paulo (Aasp), Renato José Cury; a esposa do homenageado Tânia Magalhães, a filha Júlia Camargo Nosralla, o enteado André Magalhães Fregonesi e o genro Guilherme Branco Nosralla; servidores e amigos.
Trajetória - Theodureto de Almeida Camargo Neto nasceu em São Paulo (SP), em 1959. Graduou-se em Direito pela Universidade de São Paulo (USP), em 1983. Ingressou na Magistratura em 1985, como juiz substituto da 14ª Circunscrição Judiciária, com sede em Barretos. Também atuou nas comarcas de Colina, Tatuí, São José dos Campos e na Capital. Foi removido à juiz substituto em 2º Grau em 2010 e nomeado desembargador em 2014.